Cerca de 15 mil italianos visitaram nesta quinta-feira o corpo de São Pio de Pietrelcina
Pio é um dos santos mais populares da Igreja Católica e, durante sua vida como monge na Itália, possuía um estigma --cicatrizes nas mãos e pés que lembram a crucificação de Jesus Cristo.
A economia da cidade de Pietralcina (sul), onde Pio nasceu, gira em torno do culto ao santo.
Uma multidão foi à igreja nesta quinta-feira para visitar o corpo, exposto em um sepulcro de cristal, mármore e prata na cripta do monastério onde ele passou grande parte de sua vida. Gregorio Borgia/AP
Corpo de São Pio de Pietrelcina, venerado pelos fiéis católicos, ficará exposto na Itália
Os milhares de devotos participaram de uma missa celebrada pelo cardeal José Saraiva Martins, chefe do Departamento do Vaticano que supervisiona os processos de santificação, antes de o corpo ser exposto para visitação.
"Ele sabe o que preciso", disse o devoto Antonio Zimbaldi, 19, que participou da missa. "Eu sou devoto desde que nasci", acrescentou o jovem, que teve o corpo queimado devido a uma explosão de gás ocorrida há dois anos.
O corpo do monge capuchinho foi exumado em 3 de março e encontrado em boas condições, após 40 anos. Uma equipe composta por médicos e bioquímicos trabalhou para preservar e reconstruir o corpo. Parte do rosto de São Pio foi reconstituído com uma máscara de silicone usada em museus de cera, porque estava deteriorado para ser exposto após a exumação.
No sepulcro, o santo foi vestido com um hábito capuchinho marrom e luvas que ajudam a absorver o sangue das feridas em suas mãos. "Parece que ele está dormindo. Mesmo que tivéssemos que reconstruir o rosto todo, é melhor lembrá-lo dessa forma do que colocando-o fechado dentro de um túmulo de mármore", disse Domenico Masone, vice-prefeito da cidade.
Popular
Segundo pesquisa realizada pela revista católica "Famiglia Cristiana" em 2006, mais italianos rezam para o padre Pio do que para qualquer outro santo, incluíndo Jesus e a Virgem Maria.
Assunta Antico, 80, participou da missa em uma cadeira de rodas. "Eu tive um derrame há dois anos. Estou paralisada e quero andar de novo", disse ela.
Há cerca de 3.000 grupos de orações para o padre Pio no mundo todo, que incluem cerca de 3 milhões de pessoas.
O papa João Paulo 2º o tornou santo em 2002, diante de uma multidão no Vaticano.
Entre as histórias que envolvem a vida do monge, que morreu aos 81 anos, há a de que ele foi tentado pelo demônio no monastério em uma noite, deixando sua cela machucado.
No entanto, alguns biógrafos o acusam de fraude. Segundo um livro publicado no ano passado, ele machucou a si mesmo na ocasião. Os relatos são negados pela igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe seu comentário!